Vídeo de casamento homoafetivo em Capelinha viraliza nas redes sociais

0
noticias de capelinha

Juiz de paz destaca a importância da aceitação e do amor livre

O vídeo de um casamento homoafetivo realizado pelo fotógrafo Marlon Fernandes, e celebrado no mês de julho em Capelinha/MG viralizou nas redes sociais e atingiu mais de 100 mil visualizações e gerou uma grande repercussão positiva. O casamento homoafetivo, legalizado no Brasil desde 2011, tem ganhado cada vez mais visibilidade e apoio da sociedade. 

O juiz de paz responsável pela cerimônia, Rogério Chaves, que assumiu o cargo em dezembro de 2023, expressou sua satisfação e reafirmou seu compromisso em promover o amor e a igualdade. “Cada casamento que celebro é uma oportunidade de reforçar a mensagem de que o amor deve ser livre e respeitado em todas as suas formas”, declarou.

“Que mais pessoas possam se inspirar e se sentir encorajadas a viver suas vidas de maneira autêntica e plena, sabendo que têm o direito e o apoio para amar quem quiserem.” complementou Rogério Chaves.

A união homoafetiva já é legalizada, porém somente foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024. Em Capelinha já foram cerca de três casamentos homoafetivo realizados, já no territorio nacional são quase 60 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo celebrados de 2013 a 2021. Os dados são do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), sob gestão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

O cartório de Capelinha está à disposição para celebrar casamentos civis para todos os casais, independentemente da orientação sexual. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (33) 3516-1781.