Inscrições começam nesta quinta-feira (16) e seguem até o dia 24. É preciso ter feito o Enem 2022, não ter zerado na redação e não ter realizado o exame na condição de treineiro.
O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA) oferecem mais de duas mil vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições começam nesta quinta-feira (16) e seguem até o dia 24.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2022, não ter zerado na redação e não ter realizado o exame na condição de treineiro.
Unimontes
A Unimontes oferece 1212 vagas em 51 cursos de graduação, 32 são ministrados no campus-sede e 19 cursos são mantidos em 10 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Em Montes Claros, pela primeira vez, são disponibilizadas vagas para o curso de graduação em Física (25 vagas). Em Janaúba, serão preenchidas 20 vagas para a segunda turma do curso de Medicina Veterinária.
A Universidade vai preencher 628 vagas, por meio do sistema de seleção unificada do MEC, para ampla concorrência. Outras 584 vagas são destinadas ao sistema de cotas.
IFNMG
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) oferta 719 vagas em 31 cursos dos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Pirapora e Salinas.
Segundo o IFNMG, metade das vagas são para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).
ICA
O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG oferece 240 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia, sendo 120 para ampla concorrência e 120 vagas reservadas. Em todo o estado, são 6.309 vagas.
Resultados
A lista de aprovados na chamada regular será divulgada no dia 28 de fevereiro.
O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:
Exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente;
Em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção.
Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.
Lista de espera: O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.
Fonte: G1