Minas Gerais terá um plano para enfrentar o assédio sexual nas escolas da rede estadual. A informação foi antecipada à Itatiaia nesta segunda-feira (6) pelo secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, e pela coordenadora para Assuntos de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Escolas, Marcela Ferreira Dias. Os detalhes do plano devem ser divulgados ainda hoje.
“É justamente para deixar a apuração mais célere. E (teremos) a cartilha, para mostrar à sociedade dentro da escola o que é uma importunação sexual e deixar claro para a comunidade escolar. Também preservar os estudantes e assegurar uma apuração séria e assertiva para os servidores envolvidos”, disse Marcela.
Confira declaração
A ideia é envolver a família dos estudantes na iniciativa. “Nosso trabalho, em princípio, é dentro da rede, junto com os inspetores escolares e os diretores. Mas a intenção é chamar a comunidade e outros apoiadores, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Militar, para nos apoiar e nos ajudar em todas as instâncias desse trabalho”, concluiu.
Ano letivo
O ano letivo de 2023 na rede estadual começou oficialmente nesta segunda-feira (6) e marca a chegada ou o retorno de 1,7 milhão de estudantes às salas de aulas.
As 3.461 escolas da rede pública estadual que retornam após o recesso das férias ainda podem receber novos alunos, já que o período de cadastro para as vagas remanescentes ainda está vigente.
As inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual de ensino vão até a próxima sexta-feira (10).
Interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
FONTE: Rádio Itatiaia