A partir de março, o Governo Federal começará a pagar o novo Bolsa Família de R$ 600 com um adicional de R$ 150 para crianças menores de 6 anos. O anúncio foi feito após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O esforço em fevereiro será para atualizar o CadÚnico, que mantém o cadastro dos beneficiários.
“A expectativa é que as pessoas estejam trabalhando nas condições de atualização simultânea do cadastro e do Novo Vínculo Familiar até o final de fevereiro. Há essa nova reformulação, sendo que a partir do mês de março será acrescentado os 150 reais por criança até aos 6 anos ”, disse o ministro.
O governo também desenvolverá a iniciativa Busca Ativa. Que tem o objetivo de aumentar quem se beneficia do Bolsa Família , incluindo a população que precisa de atendimento mas está fora do programa social, bem como identificar as famílias habilitadas a receber o auxílio adicional para crianças de até seis anos.
“Teremos vários desafios, um deles é a necessidade de dar uma mão e trazer aqueles que estão passando por dificuldades ou precisam de proteção social. Gente que em todas as regiões do Brasil tinha direito ao Bolsa Família mas desistiu, e agora o presidente Lula nos deu autorização para fazer o programa Busca Ativa, acrescentou Wellington Dias .
Segundo o ministro, a iniciativa será uma integração federal com os municípios, com convênio também com o Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS ). “ Onde vamos voltar a repassar recursos aos municípios para garantir que os termos desse trabalho de atualização cadastral, de busca ativa para trazer quem precisa receber o Bolsa Família e, obviamente, também a definição das famílias que têm filhos receber, repito, a partir de março, os 150 reais por criança” , acrescentou.
O Bolsa Família foi restabelecido no lugar do Auxiliar Brasil. Ainda na transição de governo, o Congresso Nacional aprovou a volta do programa em dezembro.