No dia 3 de dezembro, a Polícia Militar recebeu informações dando conta de que teria ocorrido um roubo próximo à entrada da Comunidade Quatis, no cruzamento com a BR 367, em Araçuaí, onde três motocicletas Honda CG foram roubadas, na sequência, por dois autores com os rostos cobertos, os quais evadiram sentido à cidade de Itinga.
Os militares prontamente iniciaram os rastreamentos, a perseguição aos autores e a operação de cerco nas proximidades daquela cidade, onde duas das motocicletas roubadas foram interceptadas pela equipe de policiamento rodoviário. A primeira motocicleta foi deixada pelos autores próximo ao local do crime.
Os autores conseguiram desvencilhar-se da equipe policial, tendo abandonado, durante a fuga, a segunda motocicleta, e o ocupante evadiu a pé para a região de mata, nas margens da rodovia.
O segundo autor retornou e entrou na vicinal que dá acesso à Comunidade Humaitá, na cidade de Itinga, perseguido por mais de 20 km até que ele abandonou o veículo em uma região de mata com os demais objetos das vítimas também recuperados. Esse autor evadiu pela mata, não sendo localizado.
Durante as diligências, foi possível identificar um suspeito da prática criminosa, de 28 anos, o qual não retornou para a sua residência até a manhã do dia 4 de dezembro.