A Prefeitura Municipal de Capelinha informou na manhã de ontem, 21 de novembro, a intensificação dos cuidados para combater a COVID-19 após 4 novos casos de contaminação do vírus, onde 2 pacientes encontram-se hospitalizados.
No Brasil e no mundo, estão sendo registrados novos casos de Covid-19, principalmente devido a novas variantes, situação que preocupa autoridades sanitárias. Em Capelinha, a Secretaria de Saúde alerta:
- É hora de intensificar os cuidados para evitar esta doença, que em muitos casos leva à morte. O uso de máscara e de álcool em gel, e a prática de isolamento social estão entre as principais medidas.
- Até a última sexta-feira, 18 de novembro, o município de Capelinha registrou 4 casos de Covid entre moradores. O último caso confirmado datava do dia 29 de setembro.
- Quem estiver com sintomas gripais ou dor de garganta deve utilizar máscara o tempo todo e procurar uma unidade de saúde ligada ao município (postos e hospital) para a realização do teste rápido.
Quem deve se proteger
Todos em geral devem se proteger e proteger os outros, principalmente os mais vulneráveis, como:
- Grupos de risco, como idosos, gestantes, pessoas com múltiplas comorbidades e imunossuprimidos (imunidade baixa).
- Crianças e pessoas não são vacinadas.
- Quem trabalha em locais fechados e mal ventilados, onde há aglomeração de pessoas, como comércios e/ou estabelecimentos de saúde.
- Quem teve contato com casos confirmados de Covid-19.
- Profissionais de serviços assistenciais de saúde.
Sobre as vacinas
No Brasil, o esquema vacinal contra a Covid indica serem necessárias ao menos 4 doses para pessoas com mais de 40 anos e/ou profissionais de saúde. E 5 doses para imunossuprimidos. Os casos incluem as duas doses de reforço.
Quem não estiver em dia com a vacina, deve procurar o seu posto de saúde.
As vacinas para as crianças estão ocorrendo, conforme a disponibilização das doses pelo Ministério da Saúde.
Dúvidas? Procure seu posto de saúde.
Situação dos comércios
Para evitar situações extremas, como as ocorridas durante o “ponto-alto da pandemia”, é preciso que cada cidadão (ã) capelinhense, e cada visitante do nosso município, se proteja e proteja as demais pessoas.
A Administração Municipal não tem a menor intenção de fechar comércios, isso só ocorrerá se a vida da população estiver em risco.
Combater a Covid-19 é um dever de todos.