Com início no dia 1 de agosto e previsão de término em 1 de setembro, a campanha de vacinação contra Poliomielite foi prorrogada por duas vezes, devido às baixas coberturas no período válido da campanha.
Durante todo esse período, a secretaria de saúde de Capelinha, implementou várias estratégias e ações, para atualizar todo o calendário vacinal de crianças menores de 5 anos e adolescentes.
Visando atingir as coberturas mínimas desejadas de 95% em todas as vacinas do calendário básico, ou seja, as de rotina, que até o final do 1º semestre do ano, apresentava uma meta média de apenas 80% em crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que na microrregião de Diamantina, somente três municípios conseguiram a cobertura mínima de 95%, e dentre eles está Capelinha, que após diversos esforços, alcançou a meta de 95,31% já na primeira prorrogação, ou seja, no final de setembro.
Enquanto a cobertura atual média do estado de Minas Gerais está em torno de 79% e do Brasil, 66%. Capelinha já atingiu 98%, ainda na luta pelos 100% ideais.
Em meio às adversidades enfrentadas no dia a dia, registramos aqui o nosso agradecimentos às Equipes de Enfermagem das ESF (Estratégia da Saúde da Família) pelo excelente trabalho, dedicação e carinho com que desempenham suas atividades.