Comunicado do Palácio de Buckingham confirmou o falecimento da monarca, que já estava há alguns meses com quadro de saúde debilitado.
A rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido morreu, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham na tarde desta quinta. A notícia foi compartilhada pelo perfil da família real do Twitter.
A monarca faleceu no palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde estava desde 21 de julho passando o verão. Mais cedo, outro comunicado oficial informava que os médicos da família real estavam “preocupados” com a saúde da rainha, e por isso, recomendaram que ela fosse colocada sob supervisão médica.
As condições físicas de Elizabeth começaram a se debilitar desde a morte de seu marido, o Príncipe Philip, em 2021. Em outubro do ano passado, foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a “exames” médicos que nunca foram detalhados.
Desde então, a monarca reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala. Ela também passou cada vez mais a delegar funções oficiais ao príncipe Charles, de 73 anos, o herdeiro da coroa.
Em junho, o Reino Unido celebrou com muita festa o Jubileu de Platina, o aniversário de 70 anos da chegada ao trono de Elizabeth II. Mas, devido à sua saúde, a monarca fez apenas duas breves aparições na varanda do Palácio de Buckingham durante os quatros dias de evento. Ela não compareceu ao serviço religioso, nem às suas amadas corridas de cavalos, nem ao concerto em frente ao seu palácio, e também não falou publicamente.
Último ato oficial
No dia 5 de setembro, a monarca recebeu em Balmoral a nova comandante do Partido Conservador, Liz Truss, que recebeu a missão de formar o governo como nova líder da maioria parlamentar. Uma foto do encontro divulgada pelo Palácio de Buckingham, que mostra a rainha cumprimentando Truss, provocou inquietação porque, segundo analistas, a mão da rainha parecia muito arroxeada.
Pela primeira vez em seu longo reinado, Elizabeth decidiu permanecer em Balmoral e não retornar a Londres, onde geralmente acontece a transição de poder no governo, devido a seus problemas de saúde.
Reinado longevo
A rainha Elizabeth II era considerada a 2ª monarca a permancecer por mais tempo no trono na história. A britânica só ficava atrás do rei Luís 14, da França, que permaneceu no trono por 72 anos. Segundo o Guinness, o livro dos recordes, ela é, também, a rainha mais velha no posto e a monarca britânica mais velha de todos os tempos.
96º aniversário
No dia 21 de abril deste ano, a rainha celebrou o seu 96º aniversário. Salvas de canhão em Londres marcaram a data. Como determina a tradição, os canhões da Torre de Londres dispararam 62 salvas e outras 41 foram feitas a partir do Hyde Park.
Fonte: O TEMPO